sábado, 9 de janeiro de 2010

Vestibular / Enem Cap. 25 História (Respondido)

Como prometido aqui está o questionário resolvido de história, é bom estudar, pois poderá cair algumas questões (principalmente as de marcar) na prova, conforme provas anteriores...

1 – (FGV-SP) "Fale macio e use um porrete", dizia o presidente norte-americano Theodore Roosevelt para justificar a política externa dos EUA. A respeito da política conhecida como "Big Stick", podemos afirmar:

a) Significou uma medida pragmática dos norte-americanos logo após a independência, buscando superar o isolamento diplomático, ao mesmo tempo que combatia o exército britânico.
b) Era o lema dos Estados do Norte durante a Guerra de Secessão, durante a qual os escravos foram libertados, como forma de enfraquecer as forças sulistas.
c) Diz respeito à política norte-americana com relação à América Latina durante a Guerra Fria, quando deu apoio político e militar a diversas ditaduras militares, visando impedir o estabelecimento de regimes comunistas semelhantes ao de Cuba.
d) Foi uma continuidade do expansionismo interno, marcado pela Marcha para o Oeste e pela Guerra de Secessão, que implicou nas seguidas intervenções militares norte-americanas que transformaram o Caribe em sua área de influência.
e) Foi a orientação dada pelo serviço secreto norte-americano a seus agentes infiltrados na URSS e nos países da chamada Cortina de Ferro no Leste europeu.

Resposta: D

2 – (Fuvest-SP) O processo de modernização na América Latina (1870-1914) está associado:
a) à pluralidade de partidos políticos, à ampla participação popular e à industialização.
b) à organização sindical, à construção de estradas de ferro e à reforma agrária.
c) às reformas urbanas, ao estimulo à cultura letrada e à chegada da eletricidade.
d) ao sufrágio universal, à vigência de leis trabalhistas e à expansão da criação de universidades.
e) ao poder crescente da Igreja, à limitação de capitais externos e à dinamização do sistema bancário.

Resposta: C
Comentário: Em países como o Brasil, Argentina, México e Chile, desenvolveu-se um processo de "modernização", marcado pelo aumento significativo do número de indústrias, desenvolvimento ferroviário e de atividades urbanas, em grande parte movidas pelo ingresso de capitais estrangeiros. No caso do Brasil destaca-se ainda o fim da escravidão e o desenvolvimento do trabalho livre.

3 – (UFG-GO) Para a elite latino-americana do último quartel desse século, a única estrada para o progresso consistia na substituição pura e simples da mão-de-obra local pela imigração maciça; ou, na impossibilidade desta, na esperança de que um longo processo de ‘embranquecimento’ pudesse reduzir substancialmente as deficiências raciais. A visão do progresso via imigração vinculava-se ao preconceito e pessimismo raciais, embora alguns indivíduos devotados acreditassem que a educação prática bem planejada, na ciência e na tecnologia, pudesse transformar a incapacidade da massas face ao desafio da mudança.
Considerando as diversas correntes migratórias que se dirigiram à América Latina no final do século XIX e início deste século, analise o contexto europeu e latino-americano que, conjugados, viabilizaram as imigrações.
Essas migrações foram possíveis por causa da revolução industrial, que fez com que muitos camponeses migrassem para os pólos industriais.

4 – (Unicamp-SP) A ditadura de Porfirio Díaz (1876-1911) produziu no México uma situação de superficial bem-estar econômico, mas de profundo mal-estar social. (...) Fizeram-no chefe de uma ditadura militar burocrática destinada a sufocar e reprimir reivindicações revolucionárias. (...) Amparavam-na os capitalistas estrangeiros, tratados então com especial favor.
(José Carlos Mariátegui, A Revolução Mexicana, Coleção Grandes Cientistas Sociais, Ática).

a) Quais as características do desenvolvimento econômico mexicano durante esse período?
A indústria foi estimulada, diversos investimentos estrangeiros, favorecimento a elite fundiária com a ampliação dos latifúndios, modernização da rede de transportes, expansão do mercado consumidor, uso da mão-de-obra barata, concessão do uso do subsolo (a multinacionais principalmente para a exploração do petróleo) e a isenção fiscal.

b) Explique a situação sócio-econômica da população indígena e camponesa durante a ditadura de Porfirio.
Os índios perderam suas terras comunitárias, que foram absorvidas pelos latifúndios e os camponeses foram proletariados, ou seja, foram retiradas suas terras e passaram a receber somente por seu trabalho e tudo que era produzido em suas terras.

c) Que grupos sociais e políticos se opuseram à ditadura de Porfirio Díaz e desencadearam o processo da revolução mexicana?
A elite liberal proprietária, liderada por Madero, anarquistas, socialistas e a grande massa dos camponeses liderada por Emiliano Zapata e Pancho Villa.


Comentário: Esta pergunta tratava da Revolução Mexicana enfocando seus antecedentes. Primeiro, o candidato deveria indicar a situação econômica do México baseada na expansão do capitalismo, com o crescimento industrial, dos investimentos estrangeiros e dos latifúndios. Na seqüência, o candidato deveria falar do empobrecimento e descontentamento social dos camponeses e índios, à medida que as terras comunitárias dos índios foram incorporadas ao latifúndios e houve um processo de proletarização dos camponeses.

5 – (UEL-PR) Leia o texto de José Romero sobre o poder das oligarquias na América Latina. "As oligarquias fecharam o caminho pelo qual tendiam a incorporar-se à vida pública as classes médias em ascensão e, em alguns países, as classes populares. Geralmente utilizaram mecanismos eleitorais para evitar que as dissidências se expressassem, estabelecendo limites legais - por exemplo, para os analfabetos, ou fraudando nos comícios. Ademais, negaram obstinadamente a possibilidade de levar aos cargos públicos quem não pertencesse ao círculo oligárquico e criaram clientelas eleitorais e administrativas que respaldavam o sistema fechado e facilitavam seu funcionamento. Naturalmente quem exercia a presidência da República não podia sair senão desses círculos."
(José Romero. In: Jaime, Pinsky (org.). "História da América Latina através dos textos". São Paulo: Contexto, 1994. p. 116.)

De acordo com o autor do texto, as oligarquias da América Latina:
a) manipularam os princípios liberais para barrar a participação das classes médias e populares.
b) incorporaram à vida pública setores de classe média em ascensão e, inclusive, em alguns países, da classe popular.
c) não tiveram as mesmas características, pois em alguns países estabeleceram mecanismos de participação popular.
d) barraram as classes populares, mas permitiram que a classe média ascendesse ao poder oligárquico.
e) incorporaram os dissidentes políticos nos altos postos públicos, obtendo o apoio deles na criação das clientelas eleitorais.

E novamente falo, não adianta só copiar e colar, tem que lê, entender e aprender, no dia da prova vc não vai poder acessar o blog com as respostas. Só uma coisinha, a questão 3 eu respondi com 50% de certeza, as demais estão corretas. Assim que eu tiver certeza sobre a questão coloco aqui, se estiver errada eu coloco a certa assim que eu souber. flw fiquem com Deus!

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