sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Atividade de Geografia Concluindo a Unidade. (Respondida)

Vou logo  avisando as questões 18 e 23 eu respondi com 80% de certeza, ou seja fica a seu critério responder igual, as demais respondi com 100% de certeza, então estudem vai cair na prova... e como sempre se eu estiver errado me avisem!


CENTRO DE ENSINO OSCAR GALVÃO.
PEDREIRAS, 08 DE JANEIRO DE 2010.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: TAIANE CASTELO GALENO
ALUNO: _________________________. Nº __ SALA __

03. (Enem) A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com

(A) a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais.
(B) a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
(C) a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
(D) o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
(E) a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.


Resposta: c) As mudanças advindas com a Revolução Industrial fez surgir o operário, trabalhador das fábricas que, tendo que enfrentar condições miseráveis de trabalho, passou a exigir melhores condições de trabalho, através de mobilizações e greve. Surgia assim, consequência da Revolução Industrial, o movimento operário.

12. (Unama-PA) Os tecnopólos significam para o capitalismo da terceira Revolução Industrial a mesma relevância que as regiões carboníferas tinham para a primeira, e com o atual avanço tecno-científico tornam-se cada vez mais importantes para o desenvolvimento tecnológico. Tais áreas urbanas se distinguem das demais estruturas industriais pelos seguintes aspectos:

(A) Necessitam de farta mão de obra, com uma ultra-especialização tecnológica.
(B) Devido ao alto consumo energético, estão localizados nas proximidades das fontes produtoras de energia.
(C) Ligam-se a inovações tecnológicas não só resultantes de suas pesquisas, como também às provenientes de outros centros.  
(D) Situam-se em grandes metrópoles, próximo a centros industriais tradicionais, pois dependem da infra-estrutura destes para sua sobrevivência científica.

17. (ENEM) Os textos abaixo relacionam-se a momentos distintos da nossa história.
“A integração regional é um instrumento fundamental para que um número cada vez maior de países possa melhorar a sua inserção num mundo globalizado, já que eleva o seu nível de competitividade, aumenta as trocas comerciais, permite o aumento da produtividade, cria condições para um maior crescimento econômico e favorece o aprofundamento dos processos democráticos. A integração regional e a globalização surgem assim como processos complementares e vantajosos.”
(Declaração de Porto, VIII Cimeira Ibero-Americana, Porto, Portugal, 17 e 18 de outubro de 1998).
“Um considerável número de mercadorias passou a ser produzido no Brasil, substituindo o que não era possível ou era muito caro importar. Foi assim que a crise econômica mundial e o encarecimento das importações levaram o governo Vargas a criar as bases para o crescimento industrial brasileiro.”
(POMAR, Wladimir. Era Vargas – a modernização conservadora)

É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas nos textos são:
a) opostas, pois, no primeiro texto, o centro das preocupações são as exportações e, no segundo, as importações.
b) semelhantes, uma vez que ambos demonstram uma tendência protecionista.
c) diferentes, porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações.
d) semelhantes, porque consideram a integração regional necessária ao desenvolvimento econômico.
e) opostas, pois, para o primeiro texto, a globalização impede o aprofundamento democrático e, para o segundo, a globalização é geradora da crise econômica.

Resposta: c) No texto relativo à Era Vargas é notável o papel do governo na condução de uma política econômica que almejava um crescimento econômico autônomo: a industrialização brasileira. No texto de 1998, destaca-se a preocupação com a integração regional, que, entre outros aspectos, impõe limites à soberania do Estado Nacional.

18.  (Ufpel-RS) Uma das leituras possíveis da charge nos remete a dois momentos diferenciados do processo de produção do espaço brasileiro: o primeiro, expresso no quadro superior, vivenciado durante a fase de acumulação primitiva do capital, na expansão da economia européia; o outro, típico da atualidade, contido no quadro inferior, caracterizando a mercantilização da terra.

Com base em seus conhecimentos e na interpretação da charge:
(a) caracterize a importância da terra:
a.1. – para os colonizadores, na época do descobrimento do Brasil.
A terra encontrada significava possibilidade de expansão do território dos colonizadores, ou fonte de riquezas a ser explorada e, além disso, pelo fato deles passarem meses em alto mar, o encontro com a terra também significava que poderiam descansar e repor mantimentos.

a.2. – para os sem-terra, no período contemporâneo.
A terra que eles procuram são terras que já pertencem a alguém, pelo fato de eles não possuírem condições (pelo menos é isso que a causa afirma) de “começar do zero” e então e apropriam de fazendas e etc., ou seja, não tem a mesma relação que os colonos tinha com a terra, a terra dos sem-terra são lugares com a floresta natural já retirada, pronta para o plantio e etc.

(b) Cite um fator que dificulta, no Brasil atual, a consideração da terra como um bem social.
Os impostos é um dos fator que dificulta isso, pelo fato de que muitas famílias rurais não possuem condições de pagar esses impostos anualmente, pois muitas vezes o que produzem mal da para sobreviver.

22. . (Enem) A grande produção brasileira de soja, com expressiva participação na economia do país, vem avançando nas regiões do Cerrado brasileiro. Esse tipo de produção demanda grandes extensões de terra, o que gera preocupação, sobretudo:
a) econômica, porque desestimula a mecanização.
b) social, pois provoca o fluxo migratório para o campo.
c) climática, porque diminui a insolação na região.
d) política, pois deixa de atender ao mercado externo.
e) ambiental, porque reduz a biodiversidade regional.

23. (UFF-RJ) O sucesso das indústrias de alta tecnologia reside na integração de diferenciados fatores que variam segundo as regiões geográficas. Todavia, o modo de desenvolvimento dessas indústrias repousa sobre determinadas condições qualitativas indispensáveis, tais como:
A) Existência de uma densa rede de transportes destinados à exportação de bens, descentralização das atividades comerciais e elevados investimentos em indústrias de base local.
B) Criação de infra-estrutura viárias, redução de impostos e presença indispensável de indústrias químicas como suporte de suas atividades produtivas.
C) Inovação técnico-científica permanente, capital humano agregado e integração com uma rede urbana dotada de equipamentos e serviços de energia, informação e comunicação.
D) Expansão permanente da rede de comunicação, criação de territórios independentes da legislação nacional e isenção de taxas de exportação para outras regiões e países.
E) Flexibilização das leis trabalhistas, proximidade de amplos mercados de consumo e, sobretudo, presença de jazidas energéticas.

24. (Enem) Estudos apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque:

a) além de muito abundante na natureza, o gás natural é um combustível renovável.
b) novas jazidas de gás natural estão sendo exploradas e, além disso, o gás natural é menos poluente do que o petróleo.
c) o gás natural vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.
d) o gás natural pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.
e) o gás natural não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

28. (Enem) Previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se propondo, no Brasil:
a) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no álcool.
b) a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás natural.
c) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel.
d) a utilização de veículos com motores movidos a gás do carvão mineral.
e) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.

então esta ai, e mais uma vez eu repito, não adianta só copiar e colar, tem que estudar! flw fiquem com Deus!

4 comentários:

  1. vocês sabem o hino de pedreiras?se vcs sou berem escreva e para um trabalho do colegio.

    ResponderExcluir
  2. Anderson, qual é a resposta da 23?
    Como está em italico eu pensei q era a letra e.
    Mas a certa, só pra vc saber é a letra c.
    Q criterio vc usou pra escolher a ''e'' e qm disse p/ vc q é certa?

    ResponderExcluir